Salvador: fábrica de concreto é interditada após acidente que

tempo:2024-04-30 03:25:31fonte:jogos online caça niquel

A Secretaria Regional do Trabalho (SRT) interditou,ábricadeconcretoéinterditadaapó nesta quinta-feira (02), a atividade produtiva nos silos da usina de concreto Massa Fort, em Salvador. A fiscalização foi realizada após o desabamento de um silo de concreto sobre um caminhão que estava sendo abastecido, no último dia 28 de fevereiro, que vitimou um trabalhador e deixou outros dois feridos.

De acordo com a SRT, a fiscalização foi realizada com o objetivo de analisar as causas do acidente.

Os fiscais do trabalho identificaram não ter havido, por parte da empresa, avaliação de riscos para a segurança do motorista e das demais pessoas próximas no momento do carregamento do caminhão betoneira. Também não havia procedimento de segurança em observação para o carregamento do caminhão e sopramento de cimento para os silos. Somente neste dois primeiros meses de 2023, quatro trabalhadores morreram em acidentes com silos no estado, segundo dados da Secretaria.

A chefe do setor de Fiscalização em Segurança e Saúde do Trabalho, Lidiane Barros, destaca que as irregularidades encontradas na empresa Massa Fort reforçam o diagnóstico de precarização em saúde do trabalho nas atividades com silo. "O foco exclusivo na produção revela uma cultura de não priorização da gestão em saúde pelos empregadores e, consequentemente, a ocorrência de acidentes e adoecimento laboral", afirma.

:: Centrais preparam proposta de reforma sindical para apresentar ao governo; entenda o debate ::

A fiscalização identificou diversas irregularidades no local do acidente, dentre as quais: inexistência de sinalização e instruções a trabalhadores e terceiros sobre os riscos da operação; inexistência de procedimentos de trabalho e segurança para máquinas e equipamentos; desconsideração dos requisitos de segurança nas fases de construção, montagem e instalação dos silos; e não realização do levantamento preliminar de perigos antes do início do funcionamento do estabelecimento ou de novas instalações.

Lidiane Barros ressalta que o acompanhamento dos setores que utilizam silos de armazenamento é uma prioridade para a Inspeção do Trabalho na Bahia e que novas ações de fiscalização serão programadas para este ano. Denúncias sobre irregularidades e precarização em locais de trabalho podem ser feitas on-line, pelo link: https://denuncia.sit.trabalho.gov.br/

A reportagem entrou em contato com a empresa Massa Fort, mas até a publicação desta matéria, não houve resposta. O espaço segue aberto para o posicionamento da empresa.

Fonte: BdF Bahia

Edição: Gabriela Amorim

informação relacionada